quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A etiqueta se põe à mesa


Posso repetir o prato?
Ao contrário do que se diz por aí, não precisa jantar em casa antes só por medo de paracer faminto na hora do jantar. Agora, se a fome for grande, é uma boa idéia dar uma beliscada antes de sair.
Se o jantar é na casa de alguém, você pode até repetir o prato se quiser, mas espere todo mundo comer, "Não é nada legal comer rapidinho só para encher o prato de novo".

E se eu não gostar da comida?
Você está de regime ou não gostou da comida. Em um restaurante, você poderá escolher o prato e não terá problemas. Mas e se o jantar for na casa de amigos?
Dependendo da proximidade com os anfitriões e convidados da festa, dá até para ser sincero, mas é claro, sem fazer a desfeita de não comer um grão de arroz. O problema é se as condições acima não valerem. "É feio recusar ou deixar restos no prato. Pegue um pouco, mas coma.

Durante e após o jantar, devo me oferecer para ajudar?
Você pode se oferecer para levar algum prato ou para lavar a louça, mas tem que ser sincero! "Nada pior do que aquela pessoa que diz: "olha, se precisar de algo, estou aqui", porque está na cara que a pessoa não quer ajudar".

Devo elogiar a casa e o jantar do anfitrião?
Se quiser, pode elogiar a decoração, os pratos, o que você quiser, mas seja discreto. Há uma diferença grande entre elogio e bajulação.
Ministério de Educação Religiosa da Igreja Batista Central
Ministra Débora Soriano Specorte Avelar


Nenhum comentário: